Polissonografia

O melhor método para detectar possíveis alterações do sono em crianças e adultos é por meio da polissonografia. Este exame levanta informações relevantes sobre a qualidade de descanso do paciente, observando distúrbios. Acompanhe o post e saiba mais sobre este exame!

O que é a polissonografia?

A polissonografia é um exame não invasivo que mede a atividade respiratória, muscular e cerebral (além de outros parâmetros) durante o sono. As informações são coletadas por sensores espalhados pelo corpo e analisadas por computadores que transformam os dados em padrões que descrevem em detalhes como é o descanso do indivíduo.

Qual a finalidade do exame?

Este exame serve para investigar possíveis distúrbios do sono. Geralmente é solicitado quando há sintomas como sonolência diurna excessiva, distúrbios respiratórios como roncos e apneia, alterações do ritmo cardíaco e síndrome das pernas inquietas. A polissonografia também flagra doenças como insônia, sonambulismo, bruxismo, terror noturno, narcolepsia e pode ser útil até no diagnóstico de fibromialgia.

Quais cuidados o paciente precisa ter?

Se o indivíduo estiver gripado, febril ou com tosse, o ideal é reagendar a prova. Como preparação, não devem ser ingeridos bebidas alcoólicas ou com cafeína por 48 e 24 horas antes do exame, respectivamente. As mulheres precisam evitar o uso de maquiagem e esmaltes escuros. Os cabelos precisam estar limpos, sem gel ou cremes para melhor fixação dos sensores. E a cabeça pode descansar no próprio travesseiro trazido de casa. O mesmo precisa trazer objetos de higiene e uso pessoal, pijama, toalha de banho e seguir tomando a medicação, caso esteja fazendo uso da mesma.

Descubra a Todo Ser!

Caso tenha sido diagnosticado ou tenha suspeitas de alterações do sono, procure a Clínica Todo Ser para se informar sobre todo processo da polissonografia!

Estamos disponíveis para te atender e sanar suas dúvidas sobre o procedimento! Agende sua consulta conosco!

compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter