Hipertensão Pulmonar

Falta de ar, cansaço prolongado, vertigem, desmaios… Estes sinais precisam ser avaliados pelo médico, pois podem significar um quadro de hipertensão pulmonar.

Nunca ouviu falar desta condição? Então, acompanhe o post abaixo!

O que é?

Hipertensão Pulmonar é uma doença que impossibilita a passagem de sangue pelas artérias e veias pulmonares, o que acarreta num aumento desproporcional da pressão das artérias do pulmão.

Com a alteração no fluxo de sangue, o coração precisa se esforçar mais, o que sobrecarrega o lado esquerdo do coração, responsável por bombear o sangue para o corpo. Esta sobrecarga, com o tempo, causa vertigem, cansaço e em alguns casos, desmaios, podendo levar a uma insuficiência cardíaca a longo prazo.

Quais os principais sintomas?

O principal sintoma é a falta de ar quando realizado algum esforço. Além disso, pacientes relatam perda de energia, tontura, cansaço progressivo, dores no peito, fraqueza, tosses e inchaços nas pernas.

Para a detecção de hipertensão pulmonar, é importante a ida ao médico especialista. Ele realizará o diagnóstico através de exames, cateterismo cardíaco, radiografias do tórax, ecocardiogramas e eletrocardiogramas.

Como é realizado o tratamento?

Os tratamentos envolvem medicamentos que visam suprir o oxigênio e ajudar o coração a trabalhar de forma mais correta ao dilatar os vasos sanguíneos, porém, que sejam indicados pelo médico especialista. Mudanças de hábitos, como eliminar cigarro, reduzir o consumo de sal e melhorar a alimentação auxiliam no período de combate à doença.

Tem dúvidas sobre a hipertensão pulmonar? Comenta aqui no post ou agende sua consulta conosco!

Compartilhe este conteúdo com seus amigos! Disseminar informação é importante em todos os momentos!

compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter