Prick Test

Testes para alergia: como funcionam?

Assim que o médico suspeita de um problema alérgico no paciente, o mesmo pede que sejam feitos testes cutâneos para alergia. Estes testes servem para confirmar uma possível alergia a um agente específico.No post, você vai saber como funciona o Teste de Prick. Acompanhe.

O que é o Teste de Prick?

O Teste de Prick ou Teste de Puntura é indicado para detectar uma suspeita de alergia respiratória ou alimentar. Ele pode ser usado para detectar reação alérgica a agentes como frutas, cacau, ovo, leite, cereais, venenos de insetos, tipos de medicamentos e látex.

Como é feito o exame?

Aplica-se uma gota da substância antigênica sobre a pele do paciente por um instrumento perfurante, o puntor ou uma lanceta.

Caso surja uma elevação vermelha na pele do paciente igual a uma picada de mosquito, significa que o resultado do teste foi positivo à substância testada. O resultado completo do exame fica pronto em até 30 minutos.

Como se preparar para o Teste de Prick?

É recomendado não fazer uso de medicamentos anti-alérgicos/anti-histamínicos, pois podem interferir no resultado do exame. O paciente também não deve fazer uso de cremes ou pomadas na pele.

É importante, pelo lado do paciente, informar ao médico a presença de lesões na pele, como dermatites, dermografismo, distúrbios de coagulação e histórico de anafilaxia com o alérgeno que for testado.

Surgiu mais alguma dúvida sobre o teste? Escreva para a gente!

Estamos à disposição para atendê-lo! Agende sua consulta!

compartilhe!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on twitter